IMAGENS FORTES: Imagens de jovem morto após ser atacado por tubarão em PE chocam a internet


Neste domingo (3), José Ernestor Ferreira da Silva, de 18 anos, foi atacado por um tubarão na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Recife. Muitos banhistas presenciaram a cena e filmaram o resgate. Os vídeos foram parar na internet e têm chocado os internautas, tanto pela gravidade do ferimento como pela atitude do salva-vidas, que não hesitou em entrar na água para retirar o jovem. O rapaz não resistiu aos ferimentos provocados pelas mordidas do animal e morreu. Esse foi o segundo caso registrado em menos de dois meses. Em abril, um homem, de 34 anos, teve a perna amputada na mesma região. Assista com cautela . Imagens fortes:



De acordo com o médico que atendeu José Ernestor no Serviço de Atendimento Móvel (SAMU), o rapaz teve o fêmur e parte do pênis amputados com a mordida, além de duas paradas cardíacas: uma no Hospital da Aeronáutica, para onde foi levado após os primeiros socorros, e a segunda a caminho do Hospital da Restauração (HR), unidade que ficou internado até a madrugada dessa segunda-feira (4), quando foi comunicado o falecimento, às 4h05. As informações são do jornal O Globo. O jovem passou por uma cirurgia na noite de domingo (3). A equipe era composta por cirurgiões gerais, vasculares e ortopedistas. Após a operação, ele foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).



Resgate

José Ernestor, segundo os bombeiros, estava com amigos numa área funda do mar e todos foram chamados para se afastarem do local, onde uma placa sinalizava o risco de tubarões. “Ele estava em uma área funda, sinalizada por placas [de alerta para ataques de tubarão]. No exato momento em que os salva-vidas pediram para ele aproximar da praia, foi mordido”, contou o soldado Rodrigo Matias, da assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros. Assista com cautela . Imagens fortes:



O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) investiga o episódio e irá se reunir para avaliar se o caso será incluído nas estatísticas estudadas desde 1992. O órgão soma 64 ataques de tubarão em Pernambuco desde abril e 12 nessa área específica. “Na reunião, há a proposta de gerar políticas públicas que possam mitigar incidentes com tubarão no futuro”, diz Bastos.