Dezenas de presos fogem de presídio em Goiás; há um morto e 9 feridos

Dezenas de presos do regime semiaberto fugiram, nesta segunda-feira (13), da Colônia Agroindustrial, no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana da capital. Segundo o presidente da Associação dos Servidores do Sistema Prisional do Estado de Goiás (Aspego), Jorimar Bastos, cerca de 30 detentos escaparam. Um detento morreu e nove ficaram feridos.


Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) informou que não sabe exatamente quando detentos escaparam. Segundo a Polícia Militar, três já foram recapturados. Várias guarnições de comandos especiais fazem buscas no local pelos outros fugitivos.

Ainda segundo o comunicado, um reeducando morreu e outro ficou gravemente ferido. Os outros oito tiveram ferimentos leves. A SSPAP informou que o tumulto já foi controlado.

Conforme Bastos, os presos pularam o muro da unidade. Os agentes tentaram coibir e houve tiroteio. "Alguns carros já estavam do lado de fora dando auxílio na fuga e os comparsas estavam armados. Houve confronto e alguns dos detentos foram baleados", disse ao site  G1.

Ele explica que eles foram socorridos e encaminhados para os hospitais de urgências de Goiânia (Hugo) e Aparecida de Goiânia (Huapa).

A assessoria de imprensa do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) informou que só a Secretaria de Segurança Pública irá repassar informações sobre os presos e os estados de saúde.

Já o Huapa disse que nenhum preso foi encaminhado para o hospital.

Superlotação e bloqueador de celular
Ainda conforme Bastos, no presídio destinado exclusivamente ao regime semiaberto, a capacidade é de 250 vagas, mas, atualmente, comporta 1,2 mil. Destes, somente 400 trabalham e os outros 800 passam o dia todo na unidade.