A partir do dia 11 de outubro, os números de todos os telefones móveis de Minas Gerais serão alterados para o formato de nove dígitos, com a inclusão do 9 antes do atual número. A medida cumpre a resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nº 553, de 14 de dezembro de 2010.
Na primeira fase de implantação, as chamadas para celulares realizadas com oito dígitos serão completadas, mas o usuário ouvirá uma mensagem orientando sobre o novo número. Após o período de transição, as discagens com oito dígitos não serão mais completadas.
O nono dígito na telefonia móvel será implementado em todo o Brasil até o fim de 2016 e já funciona nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima. Com a medida, a Anatel busca aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular e dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas.
Segundo o cronograma, no dia 11 de outubro, com Minas Gerais, os estados de Sergipe e Bahia também adotarão o formato. Antes disso, em 31 de maio, a medida já foi aplicada em outros seis estados: Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
A alteração no formato do número telefônico se aplica somente ao Serviço Móvel Pessoal (SMP). Os números de telefones do serviço fixo comutado (números iniciados com os algarismos 2, 3, 4, 5 ou 6) e do serviço móvel especializado (números iniciados com 7) permanecem no atual formato de oito dígitos. (D.D.)